BMW Group Brasil certificado pelo uso de energia renovável na produção de veículos no Brasil



As fábricas do BMW Group Brasil, em Araquari (SC) e Manaus (AM), contam com a utilização de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução das emissões de CO2 em suas atividades. Neste contexto, a empresa conquistou a certificação I-REC, um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes que emitem CO₂ na atmosfera. Desde o início deste ano, a energia das fábricas de Araquari e de Manaus é proporcionalmente compensada pela geração no Complexo Eólico de Morrinhos (foto acima), em Campo Formoso (BA).


Seguindo sua estratégia Global de Sustentabilidade Corporativa, o BMW Group concentra suas atividades de proteção ambiental não apenas nos produtos, onde é líder global na venda de veículos premium eletrificados, mas também nas emissões provenientes de sua cadeia de produção. Um dos objetivos do BMW Group é alcançar uma produção livre de CO₂ em todo o mundo. Nesta direção, um marco importante foi alcançado em 2017: pela primeira vez na Europa, toda a eletricidade comprada veio de energias renováveis. O objetivo é que as demais unidades sigam o exemplo até 2020.


O Departamento de Operações do Brasil (PA-44) iniciou, também em 2017, um minucioso trabalho de pesquisa das opções técnicas para atingir esse objetivo. Após a validação do estudo, foi firmado um contrato para emissão dos certificados de energia renovável com a intenção de cobrir os consumos nos ambientes produtivos no período entre 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2020, sob a chancela do Instituto Totum, o emissor local de I-RECs no Brasil.


“Essa conquista é estratégica, pois reflete de forma prática a aplicação de ações globais de combate às mudanças climáticas no Brasil. Temos a convicção de que o crescimento sustentável, aliado à preservação dos recursos naturais, é possível, sim. Participar de iniciativas como a certificação I-REC nos permite estimular as boas práticas que visem assegurar o futuro das próximas gerações”, avalia Gleide Souza, diretora de Relações Governamentais do BMW Group Brasil. 


As fontes renováveis A energia fotovoltaica (solar) e a eólica (proveniente dos ventos) são fontes renováveis de energia elétrica. Estas, dispensam a queima de combustíveis fósseis, fontes de emissão de CO2, que por sua vez provocam o efeito estufa. Hidrelétricas e usinas que geram energia por meio de biomassa, como o bagaço de cana, também são exemplos de fontes potenciais de energia mais limpa. Os RECs Os certificados de energia renovável (REC) funcionam como um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono. Cada REC equivale a 1 megawatt hora. Possuir a certificação permite afirmar que a energia utilizada é compensada por  uma fonte renovável. #bmw #bmwdobrasil #energia #renovável

3 visualizações

BIMMER ON ROAD

Igor: (11) 98954-3029

Ricardo: (19) 97408-1625

E-mail: bimmeronroad@outlook.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 by BIMMER ON ROAD. DESIGN: JUAN CIERI